domingo, 10 de outubro de 2010

Estudando cilindros através de uma folha de papel

Evódia, Tamyles, Rodolfo e Samuel

       Os alunos, acima, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (Sobral - CE) do Curso de Especiliazação em Ensino de Matemática, na Disciplina Geometria Experimental, com o Professor Rodrigues Neto, realizaram um experimento usando uma folha de papel.
      
       Vejam, abaixo,  como o Samuel (à direita)  sugere o experimento:


       1. Forme a parede lateral de um  cilindro unindo os dois lados maiores da folha retangular e, em seguida, construa dois círculos para compor as bases superior e inferior.
       2. Forme a parede lateral de um cilindro unindo os dois lados menores da folha retangular e, em seguida, construa dois círculos para compor as bases superior e inferior.
      3. Agora, responda qual a área maior: do primeiro ou do segundo cilindro? Justifique a sua resposta. Faça os cálculos, se achar necessário.
       4. Agora, responda qual o volume maior: do primeiro ou do segundo cilindro? Justifique a sua resposta. Faça os cálculos, se achar necessário.
       5. Faça um questionamento sobre a verificação experimental.

Outro experimento
       Refaça o experimento anterior para um paralelepípedo, onde as faces laterais são compostas por uma folha retangular (papel A4, por exemplo). O primeiro experimento unindo os dois lados maiores da folha e, o segundo, unindo os dois lados menores. Construa quadrados para representar as bases.
     
Faça outros experimentos!!! Faça um relatório!!! Dê sugestões de experimentos semelhantes.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Paralelepípedos









 
Estes paralelepípedos fazem parte da decoração da minha casa . É uma instalação. Ela está em constante transformação . Agora, eu quero saber como está a sua língua.  Faca um teste!!! 

Leia bem rápido

Disseram que na minha rua tem paralepípedos feito de paralelogramos.
Seis paralelogramos tem um paralelepípedo.
Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia.
Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos.
Então, uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?