domingo, 10 de outubro de 2010

Estudando cilindros através de uma folha de papel

Evódia, Tamyles, Rodolfo e Samuel

       Os alunos, acima, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (Sobral - CE) do Curso de Especiliazação em Ensino de Matemática, na Disciplina Geometria Experimental, com o Professor Rodrigues Neto, realizaram um experimento usando uma folha de papel.
      
       Vejam, abaixo,  como o Samuel (à direita)  sugere o experimento:


       1. Forme a parede lateral de um  cilindro unindo os dois lados maiores da folha retangular e, em seguida, construa dois círculos para compor as bases superior e inferior.
       2. Forme a parede lateral de um cilindro unindo os dois lados menores da folha retangular e, em seguida, construa dois círculos para compor as bases superior e inferior.
      3. Agora, responda qual a área maior: do primeiro ou do segundo cilindro? Justifique a sua resposta. Faça os cálculos, se achar necessário.
       4. Agora, responda qual o volume maior: do primeiro ou do segundo cilindro? Justifique a sua resposta. Faça os cálculos, se achar necessário.
       5. Faça um questionamento sobre a verificação experimental.

Outro experimento
       Refaça o experimento anterior para um paralelepípedo, onde as faces laterais são compostas por uma folha retangular (papel A4, por exemplo). O primeiro experimento unindo os dois lados maiores da folha e, o segundo, unindo os dois lados menores. Construa quadrados para representar as bases.
     
Faça outros experimentos!!! Faça um relatório!!! Dê sugestões de experimentos semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário