Os meus alunos
Eu vou desafiar:
- Seu João, me responda,
Sem desconfiar,
A pergunta que agora
Eu vou lhe confiar.
Que característica comum
Existe na sequencia
Dois, três, seis, sete e oito?
Me responda com sapiência
Faltam ainda nove, onze e doze
Prá completar a sequencia.
- Professor, a resposta eu tenho
Pois os números não são mitos
Como outros números
Não foram ditos
Com quatros letras
Todos são escritos.
O próximo desafio
É para a Inês:
- Com quatro quatros
Escreva o número três
Das operações numéricas
Agora é a vez.
- Essa, professor,
O resultado eu sei
Dos quatro quatros
Três deles somei
Com o outro quatro
Dividi e parei.
- Renato, complete
Sem titubear
Dois, dez, doze, dezesseis
Comece a planejar
Dezessete, dezoito, dezenove
Diga o próximo prá completar.
- Essa é fácil, professor,
Com alegria vou responder.
A letra inicial
Me fez compreender
Duzentos é o número
Conseguir entender.
- Em um buraco
Com um metro de largura
Um metro de comprimento
E um metro de altura
Quanta terra há?
Me responda, dona Jura.
- Professor, professor
Não sou um caco
Com certeza
Eu armo um barraco
Se existe alguma terra
Dentro do buraco.
Rodrigues Neto
Parabéns por esse poema didático,
ResponderExcluirPelos experimentos e pela boa iniciativa
Para mim é um poeta, para outros um matemático
O que importa é a sua sabedoria
Que trata tais assuntos com alegria.
Obrigado pelo link. Retribuirei fazendo o mesmo no
meu blog.
Paulo Sérgio, obrigado pelas palavras elogiosas e pelo incentivo em continuar fazendo experimentos matemáticos.
ResponderExcluirObrigado!!!
Lhe considero um mestre na arte da matemática!
ResponderExcluirVocê é 1000 rodrigues
Com oito oitos, lhe agradeço (888+88+8+8+8) vezes.
ResponderExcluirAmei!
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